D. Pedro, Duque de Bragança, deixa o Brasil e parte para a Europa para defender os direitos da filha, na companhia de D. Amélia e de D. Maria da Glória
D. Pedro deixa no Brasil os quatro filhos havidos com a Imperatriz Leopoldina, que não tornaria a ver. Nomeia como seu tutor José Bonifácio de Andrade e Silva. Depois de uma passagem por Londres fixa a residência em Paris, primeiro no Palácio de Meudon, depois na Rue de Courcelles.
Escreve a 12 de Abril, uma carta de despedida, já a bordo da Nau inglesa que o transportará para a Europa, publicada no nº 148 da Gazeta de Lisboa, 25 de Junho de 1831, edição de Sábado:
Lisboa, 24 de Junho
(…)
Carta de despedida do Imperador do Brasil
Não sendo possível dirigir-me a cada hum dos meus verdadeiros amigos em particular, para me despedir, e lhes agradecer ao mesmo tempo os obséquios, que me fizeram, e outro sim para lhes pedir perdão de alguma offensa, que de mim possão ter (…) Eu me retiro para a Europa, saudoso da Patria, dos Filhos, e de todos os meus verdadeiros amigos (…) Adeos Patria, adeos amigo, e adeos para sempre.
Bordo da Náo Ingleza Warspite, 12 de Abril de 1831.
D. Pedro d’Alcantara de Bragança e Bourbon.
Hemeroteca Municipal de Lisboa